Jaine do Carmo é aprovada em exame de faixa de Karatê-Do

16 fev 2014

A atleta mato-grossense Jaine do Carmo conquistou mais uma vitória em sua carreira. Ela foi aprovada em exame de faixa de Karatê-Do – que indica a graduação e hierarquia dentro do esporte, e agora é faixa marrom, sétima na classificação de oito. Sete atletas participaram do exame, no dia 15 de fevereiro, no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, no bairro Verdão, em Cuiabá.

Jaine tem 13 anos e pratica o Karatê-Do desde os cinco. Treina com afinco e dedicação sob os olhares atentos da Sensei (professora) Arlene Amarante, e da mãe Rita, que apoia e acompanha a filha em todos os eventos. A primeira medalha conquistada foi de campeã brasileira, em 2008 e, desde então, não perdeu nenhuma disputa nacional na categoria por idade.

Em dezembro passado, Jaine foi destaque no 24º Campeonato Mato-grossense de Karatê Shotokan e garantiu uma vaga na primeira seletiva para o Campeonato Brasileiro. Patrocinada pelo Grupo Dias, ela conquistou cinco medalhas: ouro no Kata Equipe; prata no Embu Misto, e no Kumite Individual; bronze no Kata Individual; e uma de quarto lugar.

“Estou muito feliz, estudei bastante para as provas teórica e prática, mas valeu a pena”, destacou a atleta. Segundo Jaine, o desafio daqui para a frente é treinar para os campeonatos que terão durante o ano, e para o Brasileiro que será em setembro, em Brasília (DF). “Vou dar o meu melhor para ganhar. Agradeço muito ao Grupo Dias, ao senhor Filadelfo dos Reis Dias, por me patrocinar”, disse.

Presidida pelo Sensei José Humberto de Souza, a banca examinadora de troca de faixa contou com a participação dos professores Rodrigo Lúcio de Souza, Vilda Aparecida Lúcia, e Juan Burgos. “A técnica varia de cada um, conforme a habilidade e a dedicação. O importante é aproveitar o momento de dedicação para aprofundar os estudos, e ajudar outras pessoas para conseguirem evoluir”, ressaltou José Humberto ao entregar as faixas aos atletas.

O Karatê é uma das artes marciais mais conhecidas, com adeptos e praticantes em todos os lugares do mundo. As faixas no Karatê representam, além de o tempo que o aluno pratica a arte, o quanto ele é graduado. Com o passar do tempo, a faixa fica cada vez mais escura até chegar ao preto. No entanto, mesmo quando se chega a faixa preta, ainda há muito o que aprender. No total, são oito cores de faixas: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

DSC06538_Fotor

Categoria(s): Responsabilidade Social
Tags: , , , , , , ,